Asteroide do tamanho de ônibus passará perto da Terra nesta noite

28/01/2012 07:03

Um asteroide do tamanho de um ônibus vai passar de raspão pela Terra na noite desta sexta-feira, informou o serviço de acompanhamento de asteroides da Nasa (agência espacial americana). O asteroide "2012 BX34" chegará a 60 mil km do planeta, um quinto da distância para a Lua, mas não apresenta risco de colisão, afirmaram os especialistas por meio do Twitter.

Segundo calcularam os astrônomos, o asteroide tem 11 m de diâmetro e viaja a 9,9 km/s, mas ainda assim foi catalogado dentro da categoria de "objetos pequenos". "Não conseguiria passar intacto por nossa atmosfera", explicaram os cientistas do Observatório de Asteroides da Nasa.

"Asteroides tão pequenos como este são difíceis de detectar e felizmente não causam a menor preocupação. Nosso objetivo é encontrar os maiores", acrescentaram. A Nasa detecta e rastreia habitualmente os asteroides e cometas que passam perto da Terra usando telescópios terrestres e espaciais por meio do programa "Spaceguard", para averiguar se algum deles poderia ser potencialmente perigoso para o planeta.

Em 2009 lançou o satélite explorador infravermelho (Wise, na sigla em inglês) com a missão de detectar a presença de objetos próximos à Terra, que permitiu elaborar um completo mapa de asteroides. Segundo dados publicados pela Nasa em setembro do ano passado, há 19.500 asteroides de tamanho médio vagando perto da