Terremoto de 6,7 graus atinge zona central do Chile

19/04/2012 06:42

Um terremoto de magnitude 6,7 graus na escala Richter atingiu a zona central do Chile na madrugada desta terça-feira, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), entidade que monitora a atividade sísmica no mundo, que inicialmente havia classificado o evento com uma intensidade de 6,5 graus, revisada posteriormente.

O tremor foi sentido as 0h50 (horário de Brasília), com epicentro a 42km de Valparaíso e a 112 km da capital Santiago, a uma profundidade de 37 km. As 1h03 foi registrada uma réplica do sismo. Um idoso morreu de ataque cardíaco provocado pelo tremor, segundo a Reuters.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico local (SHOA, na sigla em espanhol) indicou que não há risco de tsunami, mas, por precaução, decretou a evacuação da costa entre as cidades de Tongoy, na região de Coquimbo, até a de Constitución, na de El Maule, em uma faixa litorânea de 800km.

Segundo o Escritório Nacional de Emergência (Onemi), o tremor foi percebido em uma ampla zona do território, desde a região de Atacama, no norte, até a de Bío-Bío, 1.500 km ao sul.

Em Santiago, muitas pessoas abandonaram os edifícios e saíram às ruas, e em alguns imóveis o serviço elétrico ficou interrompido.