Terremoto de 7,1 graus de magnitude atinge Papua Nova Guiné

14/12/2011 08:28

Um forte terremoto de 7,1 graus na escala Richter atingiu na madrugada desta quarta-feira (tarde no horário local) a Papua Nova Guiné, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), órgão que monitora terremotos pelo mundo.

O primeiro reporte sobre o tremor indicava uma força de 7,3 graus de magnitude. Pouco depois, no entanto, o USGS revisou para baixo a sua intensidade.

O epicentro do terremoto, que ocorreu exatamente às 15h04 do horário local (03h04 de Brasília) foi 89 km ao sudoeste da cidade de Lae, a segunda maior do país, e 221 km a noroeste da capital, Port Moresby, com profundidade de 115,1 km. De acordo com o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, não houve alerta de tsunami. Ainda não há informações se houve danos ou feridos.

A ilha de Nova Guiné, cuja metade ocidental pertence à Indonésia, fica sobre o "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida todos os anos por cerca de sete mil tremores, a maioria de nível moderado.

Em julho de 1998, um terremoto de 7 graus no Mar de Bismarck provocou uma onda gigante que arrasou dezenas de aldeias e causou mais de 2,2 mil mortes, na maior tragédia na história do país.

Com informações da agência EFE