Hong Kong: tufão com ventos de mais de 140 km/h causa transtornos

24/07/2012 06:45

Bombeiros retiram árvore derrubada após a passagem do tufão. Foto: AP

 

    Um forte tufão atingiu a ilha de Hong Kong no final da noite dessa segunda-feira, derrubando centenas de árvores, causando o cancelamento ou atrasos de voos, provocando problemas nos sistemas de comunicação, fechamento do comércio e até deixando algumas pessoas feridas.

O tufão Vicente chegou a provocar ventos de mais de 140 km/h e algumas tempestades. O nível de alerta para tempestades chegou a ser rapidamente elevado para o nível 10 pela primeira vez em 13 anos, até perder gradualmente a sua força.

O pregão na Bolsa de Valores chegou a ser suspenso pela manhã, mas foi retomado durante a tarde. Apesar do movimento de afastamento do tufão, as autoridades informaram que voos podem continuar a ser interrompidos ou atrasados.

Mais de 100 pessoas procuraram atendimento médico em hospitais públicos e 72 chegaram a ser hospitalizados. Algumas áreas registraram alagamentos e mais de 600 árvores foram derrubadas, além de alguns edifícios terem sido danificados.

A Autoridade de Aeroportos informou que entre 0h e 8h do horário local, 60 voos foram cancelados, 60 atrasados e outros 16 tiveram a rota desviada. O sistema de transporte voltou a operar gradualmente no início da manhã - cerca de 100 pessoas tiveram que pernoitar em uma das estações do metrô depois de todos os serviços de transporte terem sido suspensos.