Internautas registram fenômeno espacial na madrugada

18/07/2012 06:43

Vênus é o que mais se destaca no céu. Júpiter tem um tom ligeiramente amarelado e está num ponto mais alto em relação aos outros astros da conjunção. Foto: Jean Vignatti/vc repórter

Vênus é o que mais se destaca no céu. Júpiter tem um tom ligeiramente amarelado e está num ponto mais alto em relação aos outros astros da conjunção
Foto: Jean Vignatti/vc repórter

 

 Dois internautas aproveitaram a madrugada deste domingo para registrar um fenômeno espacial. Por volta das 5h da manhã, Flávio Grossi, em Campinas, no interior de São Paulo, e Jean Vignatti, da cidade gaúcha de Bento Gonçalves, tiraram fotos da conjunção planetária entre a Lua, Vênus, Júpiter e a estrela Aldebaran, da constelação de Touro.
 
 

Em reportagem ao Terra na última quinta-feira, 11, sobre o fenômeno, o professor do Observatório Nacional, Jair Barroso, disse que a conjunção ocorre quando os astros estão angularmente próximos no céu, ou seja, na mesma direção. Eles podem ser vistos no horizonte nascente, isto é, no lado leste, onde 'nasce' o Sol.

Segundo o astrônomo e coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Dr. João Batista Garcia Canalle, Vênus e Júpiter, até 20 de julho, vão formar uma linha reta com Aldebaran. Na mesma direção, mas do lado oposto à estrela e mais próximo de Júpiter, os mais atentos poderão se deslumbrar com a beleza das Plêiades, grupo de estrelas da constelação de Touro. E bem à direita da conjunção, poderão ver as famosas Três Marias da constelação de Órion. O fenômeno ainda conta com companhia da Lua em fase minguante.

Ainda de acordo com Canalle, Vênus é o que mais se destaca no céu. Júpiter tem um tom ligeiramente amarelado e está num ponto mais alto em relação aos outros astros da conjunção.