Terremoto de 7 graus atinge o leste de Papua Nova Guiné

17/04/2012 06:42

Um terremoto de 7 graus na escala Richter atingiu nesta terça-feira o leste de Papua Nova guiné, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), entidade que monitora a atividade sísmica no mundo.

O epicentro do tremor, que ocorreu às 3h50 de Brasília, foi a 139 km a leste de Lae, a segunda cidade mais populosa do país, e 443a km ao norte da capital, Port Moresbya, a uma profundidade de 201,1 km. O Centro de Observação de Tsunami do Pacífico não emitiu alerta de tsunami.

A ilha de Nova Guiné, cuja metade ocidental pertence à Indonésia, fica sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida todos os anos por cerca de sete mil tremores, a maioria de intensidade moderada. Na última quarta-feira, um forte tremor de 8,6 graus atingiu o oeste da Indonésia.

Em julho de 1998, um terremoto de 7 graus no Mar de Bismarck provocou uma onda gigante que arrasou dezenas de aldeias e causou a morte de mais de 2,2 mil pessoas, na maior tragédia na história de Papua Nova Guiné.

Com informações da agência EFE